Precisa de um seguro automóvel mensal? Há várias hipóteses a considerar e detalhes a ter em conta. Saiba tudo neste artigo do E-Konomista
São várias as circunstâncias que nos levam a procurar um seguro automóvel mensal: ou queremos organizar as contas e pagar o seguro do carro todos os meses, evitando a conta mais pesada uma vez por ano; ou vamos usar o carro por um período muito curto de tempo e queremos cumprir a lei que nos obriga a estar segurados, mas não compensa pagar um seguro “normal”.
O conceito de seguro automóvel mensal assume, em cada um destes casos, uma figura diferente: pode ser um seguro temporário (é mensal porque começa e acaba no mesmo mês) ou permanente (é anual, mas pago ao mês). Analisamos todas as hipóteses para que possa descobrir qual é a melhor para si.
SEGURO AUTOMÓVEL MENSAL OU TEMPORÁRIO?
Apesar de não fazerem muita questão em comunicá-lo, várias seguradoras que operam no mercado português oferecem o serviço de seguro automóvel temporário.
O seguro automóvel temporário pode ou não ser um seguro automóvel mensal, já que pode ter uma duração de apenas alguns dias ou de até quatro meses. Serve para utilizações temporárias dos veículos, ou seja, para quando precisa do carro por um período limitado de tempo.
O seguro automóvel mensal é particularmente útil em carros alugados ou emprestados. Ele permite que a viatura passe de mão em mão, pagando um preço justo pelo seguro (porque considera as particularidades de cada condutor) e estando sempre coberta como manda a lei.
Regra geral, o seguro automóvel mensal, enquanto seguro temporário, é pago todo de uma vez: a conta é saldada antes de pegar no carro e a cobertura fica garantida durante o período contratado na apólice.
SEGURO AUTOMÓVEL NORMAL PAGO AO MÊS
Se a ideia não é usar o carro por um período limitado de tempo, mas antes ter uma cobertura permanente – só que paga ao mês, então falamos de um seguro automóvel normal cujo prémio é dividido em mensalidades.
Esta modalidade de seguro é usada para viaturas que são permanentemente conduzidas pelo mesmo condutor, ou seja, não há alterações à apólice durante o ano a que a cobertura diz respeito.
Para dividir o pagamento do prémio em mensalidades, deve contactar a seguradora e determinar essa divisão logo no momento de contratação da apólice.
QUAL DAS MODALIDADES COMPENSA MAIS?
Na realidade, tudo vai depender do contexto em que se enquadra. Se tem um carro parado na garagem o ano todo e precisa dele para ir a uma festa ou a um encontro de clássicos, por exemplo, é provável que o seguro automóvel mensal seja suficiente para o que precisa – e, contas feitas, paga bem menos do que por um seguro anual. As condições da apólice até podem ser as mesmas de um seguro permanente, mas, como a cobertura só dura um curto período de tempo, o preço fica mais baixo.
Por outro lado, se a ideia é usar o carro durante bastante tempo pode não fazer sentido contratar um seguro temporário, já que, se fizermos as contas ao dia, um seguro automóvel mensal sai bem mais caro do que um seguro regular. Assim, compensa muito mais fazer um seguro regular para conduzir durante seis meses, por exemplo, do que contratar um seguro automóvel mensal seis vezes seguidas.
O QUE INFLUENCIA O PREÇO DO SEGURO AUTOMÓVEL MENSAL?
Tal como acontece com um seguro regular, o prémio do seguro automóvel mensal é calculado com base na avaliação de algumas variáveis, como as características do carro ou o do condutor que anda com ele. No entanto, e porque o seguro automóvel mensal pode ser muito específico, acrescenta-se a este cálculo uma nova variável, que é a finalidade de uso da viatura.
Esta regra é fácil de entender: imagine que precisa de um seguro automóvel mensal porque vai de férias e quer ter uma aventura na montanha ao volante de um carro todo-o-terreno. Com certeza entende que a seguradora prevê um maior risco de acidente do que se contratar um seguro para um carro que vai transportar os filhos à escola durante dois dias.
COMO CONSEGUIR UM BOM SEGURO AUTOMÓVEL MENSAL
Já lhe dissemos que as seguradoras não fazem propriamente questão de apregoar que oferecem um seguro automóvel mensal ou sequer temporário. Esta é ainda uma modalidade desconhecida de muitos portugueses e assim elas querem que continue – porque é sempre melhor para o negócio se os condutores contratarem (e pagarem) seguros anuais.
Entre em contacto connosco e peça várias simulações comparando várias ofertas.
DOCUMENTAÇÃO
Não se esqueça que, tal como acontece com os seguros tradicionais, deve fazer-se acompanhar sempre da prova do seguro automóvel mensal, ou seja, tem de garantir que o carro exibe, bem visível, o dístico verde do seguro, para que as autoridades saibam que está a cumprir a lei.