Pedir um empréstimo da casa a dois traz mais segurança para os bancos, mas não é um critério eliminatório. Fonte: Idealista News
Comprar casa está ao rubro em Portugal. E é comum fazê-lo a dois. Para levar avante o sonho de adquirir um lar, são muitos os portugueses que recorrem ao crédito habitação. É neste momento que surge a questão: será melhor pedir um empréstimo da casa sozinho ou em casal? E como é que isso influencia a concessão do crédito habitação? Explicamos tudo neste artigo.
Crédito habitação sozinho ou em casal: qual o mais vantajoso?
Há que ter em conta que é possível contratar um crédito habitação individualmente ou em casal. Mas a verdade é que há mais hipóteses de o banco aprovar o empréstimo se o pedido for feito a dois. E até é comum os bancos oferecem soluções de crédito para casais, como por exemplo alguns empréstimos da casa para jovens.
Existem várias razões que justificam o facto de os bancos verem com melhores olhos um pedido de créditos habitação a dois do que por solteiros:
- Dois salários são melhor que um
Se um crédito habitação tiver dois titulares em vez de um, isso significa que haverá duas pessoas pagar a dívida. Ou seja, há mais fontes de rendimento que garantem que o empréstimo seja pago conforme estabelecido no contrato.
- Se um não pagar, paga o outro
Ter dois titulares no crédito habitação oferece uma garantia extra de pagamento. Há que ter em conta que os empréstimos são solidários. Ou seja, o facto de existirem vários titulares não significa que cada um tenha de pagar a sua parte do crédito habitação, isto porque, para o banco, ambos são responsáveis pela totalidade do empréstimo em causa. Desta forma, caso um dos titulares não consiga pagar o empréstimo da casa, o banco assume que o outro titular será responsável pela totalidade da prestação.
- Maior segurança do crédito habitação com vários titulares
Tudo isto significa que, do ponto de vista do banco, um empréstimo da casa com vários titulares oferece maior segurança do que um crédito habitação com um único titular. E, por isso, na hora de pedir um crédito habitação para solteiro ou casal, para a entidade bancária é muito mais interessante optar por fazê-lo em casal do que fazê-lo individualmente.
Posso pedir um empréstimo da casa se for solteiro?
Os bancos concedem créditos habitação tanto para solteiros como para casais. Portanto, o fato de ser solteiro não constitui, por si só, um elemento que torna o perfil de alguém inadequado para aceder a este tipo de financiamento destinado a comprar casa. Claro que, como vimos, um empréstimo da casa a dois traz mais segurança e conforto para o banco, mas isso não significa que seja um critério eliminatório.
O pedido de crédito habitação garante a concessão?
Da mesma forma que o pedido de crédito habitação a sós não impede a sua concessão, o pedido de empréstimo em casal não garante, por si só, que o financiamento vai ser aprovado. Ou seja, pedir um crédito habitação em casal permite melhorar as condições do pedido. Mas este não é o único elemento que o banco terá em conta na hora de conceder ou não o empréstimo.
A importância do perfil do cliente e o estudo de viabilidade hipotecária
Seja qual for o caso, há que ter em conta que o banco procura, sobretudo, garantias de que o dinheiro emprestado para comprar a casa será devolvido. E este é um ponto chave para a entidade decidir se concede ou não o crédito habitação.
É por isso que o banco faz um estudo prévio do pedido de crédito habitação, tendo em conta todos os fatores que influenciam a probabilidade se do dinheiro ser devolvido ou não. Neste sentido, o mais importante é garantir que se oferece ao banco um perfil solvente com segurança económica e estabilidade no emprego. Dessa forma, o banco considerará a operação segura o suficiente para aprová-la, seja este um crédito habitação solicitado individualmente ou a dois.