Com a subida continuada dos juros é importante avaliar soluções para minimizar o impacto que esta pode vir a ter nas suas finanças. Fonte: Doutor Finanças
Se tem um crédito habitação com taxa variável, no contexto atual, optar por uma taxa mista pode ser uma solução vantajosa. Uma vez que a subida da Euribor tem tido impacto direto nos contratos com uma taxa variável.
Isto tem levado muitas famílias portuguesas a procurar alternativas, como a taxa mista, para minimizar o impacto da subida das taxas de juro.
E o que é uma taxa mista?
Num crédito habitação existem três tipos de taxas: a variável, a fixa e a mista.
Na taxa fixa, os juros mantêm-se inalteráveis, o que significa que a prestação nunca se altera. Ao contrário da taxa variável, que está indexada à taxa Euribor, e que muda consoante a variação do indexante.
Já a taxa mista, e como o próprio nome indica, é uma mistura das duas. Esta taxa permite que tenha uma taxa fixa durante um período inicial, passando depois para uma taxa variável.
E porque é que a taxa mista pode ser uma boa solução?
Se olharmos para trás, quando a Euribor estava em terreno negativo, ter uma taxa variável poderia ser bastante vantajoso face a uma taxa fixa. No entanto, no contexto económico atual, pode não ser a taxa mais indicada para quem procura estabilidade.
Em Portugal, os períodos mais comuns a que se aplica a taxa fixa são de 5, 10 e 15 anos. No entanto, já existem instituições que fazem contratos com uma taxa mista em que o período fixo é de 1 ano, 2 anos, 3 anos e de 4 anos. Um período de maturidade fixo maior implica, por norma, uma taxa de juro mais elevada. E, somando a este último fator, os períodos de taxa fixa podem ser mais vantajosos, na medida em que a economia é feita de ciclos.
Tenho uma taxa variável. Posso alterar para taxa mista a meio do crédito?
Sim. Caso tenha uma taxa variável, ou até fixa, no seu contrato de crédito, pode pedir para alterar para uma taxa mista.
Para isso, tem de renegociar as condições do seu crédito com o banco, ou transferir o crédito para uma nova instituição bancária.
Além de poder alterar a taxa de juro do crédito, pode ainda negociar outras condições que o levem a poupar na prestação mensal, como o spread, o prazo do financiamento ou os seguros associados.
Se o banco não estiver disposto a negociar certas condições contratuais ou não ficar satisfeito com a nova proposta que lhe apresentarem, saiba que é possível transferir o seu crédito habitação para outro banco. Com a transferência do seu crédito habitação, pode conseguir encontrar uma proposta mais adequada às condições que procura, como uma taxa mista atrativa.